A Tribuna Digital

Nova briga interna do PSDB por instituto que recebe milhões

colunadoestadao@estadao.com

POR ROSEANN KENNEDY, EDUARDO GAYER E AUGUSTO TENÓRIO|

Após debelar candidaturas rebeldes e eleger por aclamação o novo presidente da sigla, Marconi Perillo, o PSDB tem mais uma crise interna para enfrentar. Agora, a disputa é pelo comando do Instituto Teotônio Vilela (ITV), que recebe mais de 20% dos recursos do Fundo Partidário da sigla e funciona como braço acadêmico-político dos tucanos. Em 2022, a organização recebeu R$ 13,4 milhões, segundo dados do TSE.

Neste ano, foram R$ 2,5 milhões. A Coluna apurou que o deputado Aécio Neves quer assumir o instituto, mas o restante da bancada federal prefere o ex-governador de São Paulo Rodrigo Garcia. Seria forma de voltar a prestigiar o diretório paulista, sob a presidência provisória de Paulo Serra. O novo presidente do ITV pode sair na semana que vem.

MISTÉRIO.

Aécio foi procurado pela Coluna para comentar a disputa pelo ITV, mas desconversou. Disse apenas estar “muito feliz” com a eleição de Marconi Perillo, a quem caberá a decisão sobre o comando do órgão.

Rodrigo Garcia não se manifestou.

CLICK.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) recebeu, na sua casa em Brasília, colegas senadoras para um jantar com direito a amigo secreto, tradição de fim de ano. Momento de descontração e risos.

NADA…

Antes de embarcar para a Conferência do Clima (COP), que acontece em Dubai, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ironizou a atuação do Ministério do Meio Ambiente no momento em que os deputados votavam o projeto de instalação de usinas eólicas em alto mar.

…SUTIL.

Durante a votação, o deputado Glauber Braga (Psol-RJ) afirmou que a pasta de Marina Silva divulgara pouco antes posição contrária ao projeto. Lira, então, ironizou: “Não sei se ajuda ou atrapalha, deputado, com todo respeito”. A fala causou risos no plenário, que aprovou a matéria logo em seguida. Braga lamentou o comentário.

PRESSÃO.

Lideranças da Câmara querem emparedar o governo sobre a reforma administrativa. A Frente do Empreendedorismo protocolou um requerimento de urgência para Arthur Lira marcar uma Comissão Geral, uma audiência em plenário sobre o tema. A ideia é reunir especialistas e ministros para dar andamento ao projeto, barrado pelo Planalto. O requerimento precisa ser aprovado em plenário.

EM PAUTA.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, convocou para hoje uma reunião com diretores do órgão. Quer revisar a regulação atual que proíbe fabricar, comercializar, importar e fazer propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil.

NA LEI.

Em outra frente, o Senado discute regulamentar os chamados vapes, projeto de Soraya Thronicke (Podemos). O texto proíbe produtos com sabores que remetam a doces e embalagens com apelo infanto-juvenil.

EU VOLTEI.

O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força, está de volta à Câmara. Isso porque o TSE decidiu cassar o mandato do deputado federal Marcelo Lima por infidelidade partidária, após ele trocar o Solidariedade pelo PSB. E Paulinho, que era suplente, voltou a ter mandato de deputado federal.

BOAS-VINDAS.

“Figurinha carimbada” no Congresso por ser presidente de partido, Paulinho ganhou abraços e apertos de mão calorosos ao longo da semana, em razão do retorno à Câmara que já era iminente. Em 2022, o dirigente recebeu 64 mil votos.

Política

pt-br

2023-12-01T08:00:00.0000000Z

2023-12-01T08:00:00.0000000Z

https://atribuna.tribunaonline.com.br/article/282346864570690

Jornal A Tribuna Infoglobo Conumicacao e Participacoes S.A